Clube de leitura Cadáver Esquisito
O Clube de Leitura do CCBP é uma iniciativa promovida pelo Grupo por uma Arte Revolucionária e Independente (GARI), que se reúne mensalmente para explorar e debater coletivamente as páginas dos livros.
SOBRE O CLUBE
O Clube de Leitura do CCBP é uma iniciativa promovida pelo Grupo por uma Arte Revolucionária e Independente (GARI), que se reúne mensalmente para explorar e debater coletivamente as páginas dos livros. O objetivo principal do clube vai além de estimular a leitura; o objetivo é proporcionar conhecimento e fomentar discussões profundas sobre obras cuidadosamente escritas por grandes mestres da literatura mundial.
Em homenagem ao movimento surrealista, o clube de leitura do Centro Cultural Benjamin Peret (CCBP) adota o nome oficial de “Cadáver Esquisito”. Este nome, emprestado do francês cadavre exquis, é uma reverência a um jogo surrealista que buscava, em uma mesma frase, a combinação de palavras inusitadas, seguindo a estrutura frásica: artigo, substantivo, adjetivo e verbo. Uma peculiaridade desse método é a colaboração entre vários autores, cada um intervindo conforme sua vontade, mas ocultando suas palavras dobrando o papel, criando uma obra coletiva inusitada. Essa escolha adiciona um toque de excentricidade ao nosso querido clube e uma reverência à genialidade dos surrealistas.
O título “O cadáver esquisito beberá o vinho novo” provém do primeiro desses cadáveres esquisitos conhecidos.
“Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso, sem dúvida, é o livro. Os demais são extensões de seu corpo. O microscópio, o telescópio, são extensões de sua vista; o telefone é extensão da voz; depois temos o arado e a espada, extensões de seu braço. Mas o livro é outra coisa: o livro é uma extensão da memória e da imaginação.”
Jorge Luis Borges

LIVROS E ENCONTROS
Durante todo o período de existência, o clube já concluiu a leitura dos seguintes livros:
- O Véu Pintado de W. Somerset Maugham
- A Lição do Mestre de Henry James
- O Livro do Xadrez de Stefan Zweig
- O Senhor das Moscas de William Golding
- O Sol Também se Levanta de Ernest Hemingway
- Ficções de Jorge Luis Borges
- Eu, Robo de Isaac Asinov
- A Morte de Ivan Ilitch de Leon Tolstói
- O Feijão e o Sonho de Orígenes Lessa
- Eugénie Grandet de Honoré de Balzac
- A Chave do Tamanho de Monteiro Lobato
- E mais…







FOTOS






